Aumente seu portfólio com o projeto de uma calculadora em Python

 

 


Uma das partes mais importantes para um desenvolvedor/programador é apresentar seus projetos concluídos.

É extremamente importante mostrar desde os mais básicos até os mais avançados, somente dessa maneira o desenvolvedor/programador pode mostrar sua evolução.

Pensando nisso, a Wasati junto ao projeto Tio Ensina, irá disponibilizar materiais gratuitos e códigos prontos semanalmente para que os desenvolvedores/programadores em aprendizado possam coletar os códigos, estudar, modificar e por fim, aprender a programar e evoluir em sua carreira profissional.


Nosso primeiro projeto é a Calculadora simples em Python.

O código abaixo foi criado usando o Visual Studio Code e a Biblioteca TKINTER.

Executem o código, façam modificações e testem a vontade.

 

CÓDIGO

import tkinter as tk

def click_btn(event):
    text = event.widget.cget("text")

    if text == "=":
        try:
            expression = entry.get()
            result = eval(expression)
            entry.delete(0, tk.END)
            entry.insert(tk.END, result)
        except Exception as e:
            entry.delete(0, tk.END)
            entry.insert(tk.END, "Erro")

    elif text == "C":
        entry.delete(0, tk.END)

    else:
        entry.insert(tk.END, text)

root = tk.Tk()
root.title("Calculadora")

entry = tk.Entry(root, font=("Arial", 18))
entry.grid(row=0, column=0, columnspan=4)

buttons = [
    '7', '8', '9', '/',
    '4', '5', '6', '*',
    '1', '2', '3', '-',
    'C', '0', '=', '+'
]

row = 1
col = 0
for button_text in buttons:
    btn = tk.Button(root, text=button_text, font=("Arial", 18), width=4, height=2)
    btn.grid(row=row, column=col)
    btn.bind("<Button-1>", click_btn)
    col += 1
    if col > 3:
        col = 0
        row += 1

root.mainloop()


Explicações e lógica:

Importando bibliotecas: Começamos importando a biblioteca tkinter com import tkinter as tk. Esta biblioteca é usada para criar a interface gráfica.

Função click_btn: Esta função é chamada quando um botão da calculadora é clicado. Ela obtém o texto do botão clicado e executa a lógica associada a cada botão.

Configuração da janela principal: root = tk.Tk() cria a janela principal da calculadora com o título "Calculadora".

Entrada de texto (Entry): entry = tk.Entry(root, font=("Arial", 18)) cria uma entrada de texto onde os números e operações serão exibidos. É configurado com uma fonte e depois é colocado na janela principal usando entry.grid(row=0, column=0, columnspan=4).

Criação dos botões: Os botões de 0 a 9, operações matemáticas (+, -, *, /), o botão de igual (=) e o botão de limpar (C) são criados em um loop for. Cada botão é configurado com um texto, fonte, largura, altura e é colocado na janela usando btn.grid(row=row, column=col). Além disso, é feito o binding do evento de clique (btn.bind("<Button-1>", click_btn)) para cada botão, que chama a função click_btn quando o botão é clicado.

Lógica dos botões: A função click_btn executa diferentes ações dependendo do texto do botão clicado. Se for um número ou operador, ele é adicionado à entrada de texto. Se for "=", a expressão é avaliada e o resultado é exibido na entrada. Se for "C", a entrada de texto é apagada.

Loop principal: root.mainloop() inicia o loop principal da interface gráfica, mantendo-a aberta e interativa até que seja fechada pelo usuário.

Esse é um exemplo básico de uma calculadora utilizando tkinter em Python, onde os botões representam números e operações matemáticas e a entrada de texto exibe a expressão e o resultado.


Não deixem de seguir a Página do Tio Ensina no Instagram: @tio.ensina





#buttons=(Accept !) #days=(20)

Nosso site coleta Cookies para melhorar sua experiência ao navegar. Confira
Accept !