Uma das partes mais importantes para um desenvolvedor/programador é apresentar seus projetos concluídos.
É extremamente importante mostrar desde os mais básicos até os mais avançados, somente dessa maneira o desenvolvedor/programador pode mostrar sua evolução.
Pensando nisso, a Wasati junto ao projeto Tio Ensina, irá disponibilizar materiais gratuitos e códigos prontos semanalmente para que os desenvolvedores/programadores em aprendizado possam coletar os códigos, estudar, modificar e por fim, aprender a programar e evoluir em sua carreira profissional.
Nosso primeiro projeto é a Calculadora simples em Python.
O código abaixo foi criado usando o Visual Studio Code e a Biblioteca TKINTER.
Executem o código, façam modificações e testem a vontade.
CÓDIGO
import tkinter as tk
def click_btn(event):
text = event.widget.cget("text")
if text == "=":
try:
expression = entry.get()
result = eval(expression)
entry.delete(0, tk.END)
entry.insert(tk.END, result)
except Exception as e:
entry.delete(0, tk.END)
entry.insert(tk.END, "Erro")
elif text == "C":
entry.delete(0, tk.END)
else:
entry.insert(tk.END, text)
root = tk.Tk()
root.title("Calculadora")
entry = tk.Entry(root, font=("Arial", 18))
entry.grid(row=0, column=0, columnspan=4)
buttons = [
'7', '8', '9', '/',
'4', '5', '6', '*',
'1', '2', '3', '-',
'C', '0', '=', '+'
]
row = 1
col = 0
for button_text in buttons:
btn = tk.Button(root, text=button_text, font=("Arial", 18), width=4, height=2)
btn.grid(row=row, column=col)
btn.bind("<Button-1>", click_btn)
col += 1
if col > 3:
col = 0
row += 1
root.mainloop()
Explicações e lógica:
Importando bibliotecas: Começamos importando a biblioteca tkinter com import tkinter as tk. Esta biblioteca é usada para criar a interface gráfica.
Função click_btn: Esta função é chamada quando um botão da calculadora é clicado. Ela obtém o texto do botão clicado e executa a lógica associada a cada botão.
Configuração da janela principal: root = tk.Tk() cria a janela principal da calculadora com o título "Calculadora".
Entrada de texto (Entry): entry = tk.Entry(root, font=("Arial", 18)) cria uma entrada de texto onde os números e operações serão exibidos. É configurado com uma fonte e depois é colocado na janela principal usando entry.grid(row=0, column=0, columnspan=4).
Criação dos botões: Os botões de 0 a 9, operações matemáticas (+, -, *, /), o botão de igual (=) e o botão de limpar (C) são criados em um loop for. Cada botão é configurado com um texto, fonte, largura, altura e é colocado na janela usando btn.grid(row=row, column=col). Além disso, é feito o binding do evento de clique (btn.bind("<Button-1>", click_btn)) para cada botão, que chama a função click_btn quando o botão é clicado.
Lógica dos botões: A função click_btn executa diferentes ações dependendo do texto do botão clicado. Se for um número ou operador, ele é adicionado à entrada de texto. Se for "=", a expressão é avaliada e o resultado é exibido na entrada. Se for "C", a entrada de texto é apagada.
Loop principal: root.mainloop() inicia o loop principal da interface gráfica, mantendo-a aberta e interativa até que seja fechada pelo usuário.
Esse é um exemplo básico de uma calculadora utilizando tkinter em Python, onde os botões representam números e operações matemáticas e a entrada de texto exibe a expressão e o resultado.
Não deixem de seguir a Página do Tio Ensina no Instagram: @tio.ensina