Aumente seu portfólio com o projeto de um jogo da raquete em Python

 

 


Uma das partes mais importantes para um desenvolvedor/programador é apresentar seus projetos concluídos.

É extremamente importante mostrar desde os mais básicos até os mais avançados, somente dessa maneira o desenvolvedor/programador pode mostrar sua evolução.

Pensando nisso, a Wasati junto ao projeto Tio Ensina, irá disponibilizar materiais gratuitos e códigos prontos semanalmente para que os desenvolvedores/programadores em aprendizado possam coletar os códigos, estudar, modificar e por fim, aprender a programar e evoluir em sua carreira profissional.

 

Lembre-se de instalar a biblioteca PYGAME no seu interpretador.

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# Instalar o pygame pelo CMD
pip install pygame
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# Código para ser usado no Visual Studio Code

import pygame
import sys

# Inicialização do Pygame
pygame.init()

# Configurações do jogo
largura_tela = 800
altura_tela = 600
cor_fundo = (0, 0, 0)
cor_raquete = (255, 255, 255)
cor_bola = (255, 255, 255)
velocidade_raquete = 10
velocidade_bola = 5

# Configurações da raquete
raquete_largura = 15
raquete_altura = 100
raquete_x = largura_tela - raquete_largura - 20
raquete_y = altura_tela // 2 - raquete_altura // 2

# Configurações da bola
bola_tamanho = 20
bola_x = largura_tela // 2 - bola_tamanho // 2
bola_y = altura_tela // 2 - bola_tamanho // 2
bola_dx = velocidade_bola
bola_dy = velocidade_bola

# Configurações da tela
tela = pygame.display.set_mode((largura_tela, altura_tela))
pygame.display.set_caption("Wasati - Jogo da Raquete")

# Variável de controle de velocidade
multiplicador_velocidade = 1

# Fonte para exibir texto
fonte = pygame.font.Font(None, 36)

# Loop principal
while True:
    for event in pygame.event.get():
        if event.type == pygame.QUIT:
            pygame.quit()
            sys.exit()

    # Movimentação da raquete
    keys = pygame.key.get_pressed()
    if keys[pygame.K_UP] and raquete_y > 0:
        raquete_y -= velocidade_raquete
    if keys[pygame.K_DOWN] and raquete_y < altura_tela - raquete_altura:
        raquete_y += velocidade_raquete

    # Movimentação da bola
    bola_x += bola_dx
    bola_y += bola_dy

    # Verifica colisões com as bordas
    if bola_y <= 0 or bola_y >= altura_tela - bola_tamanho:
        bola_dy = -bola_dy

    # Verifica colisão com a raquete
    if (
        raquete_x <= bola_x <= raquete_x + raquete_largura
        and raquete_y <= bola_y <= raquete_y + raquete_altura
    ):
        bola_dx = -bola_dx

    # Verifica se a bola atingiu a borda direita
    if bola_x >= largura_tela:
        # Exibe o pop-up "Você perdeu!"
        popup_texto = fonte.render("Você perdeu!", True, (255, 255, 255))
        tela.blit(popup_texto, (largura_tela // 2 - popup_texto.get_width() // 2, altura_tela // 2 - popup_texto.get_height() // 2))
        pygame.display.flip()

        # Aguarda alguns segundos antes de fechar o jogo
        pygame.time.delay(2000)  # 2000 milissegundos (2 segundos)
        pygame.quit()
        sys.exit()

    # Verifica se a bola atingiu a borda esquerda
    if bola_x <= 0:
        # Aumenta a velocidade a cada vez que a bola atinge a borda esquerda
        multiplicador_velocidade += 0.1
        bola_dx = velocidade_bola * multiplicador_velocidade

    # Preenche a tela
    tela.fill(cor_fundo)

    # Desenha a raquete
    pygame.draw.rect(tela, cor_raquete, (raquete_x, raquete_y, raquete_largura, raquete_altura))

    # Desenha a bola
    pygame.draw.ellipse(tela, cor_bola, (bola_x, bola_y, bola_tamanho, bola_tamanho))

    # Atualiza a tela
    pygame.display.flip()

    # Controla a taxa de frames
    pygame.time.Clock().tick(30)


 

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